Home – Roof Tile Perkus

export@rcasagrande.com.br

+55 (47) 3203-6200

Trabalho em telhados: os desafios da proteção contra quedas

Assim como qualquer outro trabalho em altura, o trabalho em telhados pode ser muito perigoso. Não à toa, é fundamental que existam normas de segurança rigorosas. E elas valem tanto para trabalhos a longo quanto a curto prazo. Mas para realizar trabalho em telhados é preciso que haja uma abordagem diferente entre telhados inclinados e planos.

Além disso, antes de iniciar um trabalho em telhados é preciso que o profissional seja treinado e qualificado. Uma vez que as quedas em altura são uma as causas mais comuns de acidentes mortais em locais de trabalho. Quando não, as lesões podem ser muito graves, como a perda da mobilidade. Afinal, pode resultar em uma série de limitações e incapacidade ao retorno laboral. Impactando o profissional de forma humana, financeira e econômica em todas as esferas.

Portanto, os custos humanos deste tipo de acidente não são aceitáveis. Visto que há maneiras economicamente viáveis de evitar acidentes em trabalho em altura. Especialmente obedecendo a hierarquia do risco em atividade, como está descrito no item 35.4.2 da NR35. É necessário sempre buscar alternativas que evitem a exposição ao risco de queda. Sendo que, a primeira opção deve ser: Não realizar atividade em altura, sempre que existir meio alternativo de execução.

Entretanto, existem outras, por exemplo: a utilização de proteção que elimine o risco de queda dos trabalhadores. Da mesma forma, também existem medidas que minimizam as consequências da queda. Consequentemente, quando existem robustos padrões de planejamento para qualquer atividade em altura, o risco de queda é eliminado.

Precauções no trabalho em telhados

Como está descrito na norma regulamentadora sobre trabalho em altura, a melhor forma de evitar quedas é, primeiramente, não subindo. É preciso avaliar a real necessidade de execução do trabalho. Além da possibilidade realizá-lo sem ter acesso ao telhado ou reduzindo seu tempo de permanência. Por exemplo: é possível montar partes do telhado a nível do solo, minimizando o tempo despendido em trabalhos em telhados.

Prevenção no trabalho em telhados

É preciso que sejam adotadas medidas preventivas sempre que há risco de queda. E não seria diferente com o trabalho em telhados. Afinal, subir, descer e se manter lá em cima exige os maiores cuidados. Por isso, é preciso que sejam tomadas medidas de proteção coletiva contra o risco de queda. Elas serão definidas com base nas avaliações dos riscos, antes de serem tomadas medidas de proteção individual. Quaisquer proteções contra quedas, a exemplo da linha de vida horizontal, devem ser suficientemente resistentes para impedir ou travar quedas.  Consequentemente, impedindo que os trabalhadores sofram danos.

As medidas de prevenção para trabalho em telhados de forma a evitar quedas, devem ser colocadas em prática antes do início do trabalho. E igualmente mantidas até sua conclusão. Por outro lado, é preciso levar em consideração as condições atmosféricas. Isso porque chuvas, umidade e ventos podem aumentar significativamente o risco de queda de pessoas ou materiais.

Análise de risco de trabalho em telhados

Antes de iniciar qualquer tipo de trabalho em telhados é necessário que sejam avaliados os riscos. Assim, os equipamentos de trabalho necessários serão disponibilizados. Da mesma forma, serão executadas as medidas e métodos de trabalho adequadas. Não apenas, os trabalhadores ainda devem dispor de indicações claras e experiência. Independente se o trabalho em telhados é de longa ou curta duração, é necessário que haja um planejamento cuidadoso.

Análise de tipos de telhados

– Trabalho em Telhados Planos

É preciso adotar medidas preventivas no trabalho em telhados sempre que há risco de queda. Em virtude de serem necessárias medidas preventivas no beiral do telhado, aberturas, pontos de acesso e claraboias frágeis.

– Telhados Inclinados

A proteção das bordas necessariamente deve ser resistente o suficiente para suportar uma pessoa que caia contra ela. Quanto maior a inclinação do telhado, mais forte precisará ser a proteção. Assim, as plataformas de acesso mecânicas podem proporcionar um local de trabalho seguro. Como alternativa ao trabalho no próprio telhado.

– Telhados Frágeis

Compreende-se por material frágil aquele que não suporta, de maneira segura, o peso de uma pessoa e de qualquer carga transportada. Muitos componentes de telhados são, ou podem, se tornar frágeis.

Telhas de fibrocimento, a fibra de vidro e o plástico, por exemplo, tendem a tornar-se mais frágeis com o tempo. E os telhados metálicos podem enferrujar. As placas de telhados mal reparados podem não ter sustentação suficiente.

Os telhados podem ainda ter zonas frágeis não imediatamente aparentes e podem ser temporariamente frágeis, em especial durante a construção.

– Telhados Já Existentes

Inclui inspeção, manutenção e limpeza. Assim como reparação, remoção e desmantelamento. É comum pessoas não especializadas efetuem trabalhos de inspeção e limpeza. Porém, esses trabalhos não devem ser realizados sem uma correta avaliação de riscos. Além de planejamento adequado, precauções e supervisão necessárias.

Em princípio, no Brasil, as normas reguladoras vigentes para trabalho em altura e trabalho em telhados, são as NR35 e NR18.

Independentemente do tipo de trabalho em telhados, é aconselhável sempre contratar um especialista. Ter um profissional para analisar a situação e determinar qual solução de proteção contra quedas é a melhor opção. O especialista pode optar por um sistema com pontos de ancoragem únicos ou um sistema de linha de vida horizontal, por exemplo.

Leia mais em: https: http://www.thcengenharia.com.br/

Para ler a matéria na íntegra acesse: http://www.thcengenharia.com.br/trabalho-em-telhados-protecao/

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *