Home – Roof Tile Perkus

Tudo que um banheiro acessível precisa

O banheiro é o espaço mais democrático de uma casa, já que pode ser usado pelos moradores e também pelas visitas. Porém, em um imóvel que mora uma pessoa com deficiência, é preciso fazer adaptações para deixar o banheiro acessível. Neste caso, deve-se seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para padronizar a estrutura e preparar o ambiente para uma melhor acessibilidade a qualquer tipo de locomoção.

A adaptação do banheiro acessível vai depender da necessidade de uso, seja por um cadeirante ou um deficiente visual, por exemplo. E são vários detalhes para ter atenção. “As barras devem ser instaladas para que a pessoa se apoie e evite acidentes e o piso não deve ter degraus e pode receber a aplicação de produtos que os deixem antiderrapantes, ideal para a segurança”, explica a arquiteta Cristiane Schiavoni. Segundo as normas da ABNT, as barras devem ficar próximas ao chuveiro, bacia sanitária e lavatório.

Locomoção dentro do banheiro acessível

As regras da ABNT também falam sobre espaços para que haja a possibilidade de locomoção da cadeira de rodas no banheiro acessível. “Essa questão diz respeito aos comprimentos mínimos, altura da bancada, espaço dentro do box e altura da instalação dos metais. Neste caso, as barras são importantes para que o cadeirante possa sair da cadeira e utilizar a bacia sanitária ou dentro do box para banho. Já a porta de correr é ideal e ajuda bastante. Mas, caso não seja possível, a porta de giro precisa abrir para fora”, detalha a arquiteta.

Além disso, quando o espaço for utilizado por cadeirante, pias, armários e bancadas devem ser instalados mais baixos, o que não funciona se for para um idoso. Ainda deve ser considerado o espaço livre embaixo da bancada para o encaixe da cadeira de rodas, segundo guia elaborado pela Celite para montar um banheiro acessível. A atenção ainda, segundo as dicas da marca, deve se voltar para a bacia sanitária, que deve estar entre 43 cm e 45 cm do piso, chegando a 46 cm com assentos.

Cristiane Schiavoni ressalta que é possível fazer um projeto de banheiro acessível sem deixar a beleza de lado e encaixando as necessidades no orçamento disponível. “Já utilizei recursos que não são regras. No caso do idoso que pode ter a visão mais fraquinha, marquei o banheiro com cores fortes para auxiliá-lo no banheiro. E o projeto ficou muito bonito”.

Matéria comentada do portal: https://www.zapimoveis.com.br/

Para ler a matéria na íntegra acesse: https://www.zapimoveis.com.br/blog/tudo-que-um-banheiro-acessivel-precisa/?utm_source=blog&utm_medium=leia_tambem&utm_campaign=reforma&utm_content=

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *