Uma palavrinha que ultimamente tem sido muito comum no meio de engenharia, arquitetura e obras é retrofit. Caso você ainda não conheça, essa técnica é utilizada para reformar, reparar e restaurar imóveis com determinadas especificidades em suas construções. É o caso de casas e edifícios muito antigos, como os históricos.
A ideia é justamente preservar determinadas características, assim como reaproveitar uma estrutura bem-feita. Todo o projeto é planejado com arquitetos que estudam materiais e as plantas do imóvel, fazendo trocas e inclusões que visam a sustentabilidade, redução de resíduos e custos. Dessa forma é possível revitalizar, mas manter o ar retrô.
Retrofit, restauração e reforma
É comum que as pessoas confundam o retrofit com os conceitos de restauração e reforma, justamente por causa das semelhanças.
A reforma visa a melhorar o imóvel e não precisa manter as características originais. Já as restaurações procuram manter todos os aspectos iniciais da infraestrutura, além de custarem mais.
O retrofit é um meio caminho entre ambos os conceitos, preservando elementos importantes da estrutura original do imóvel, mas reformando e modernizando outros detalhes que já ficaram defasados com o tempo. Para entender melhor esse conceito, podemos pensar na reforma de uma igreja construída nos anos 20 do século passado:
- reforma — aqui seriam corrigidos pequenos aspectos, o que incluiria o acréscimo de um novo ambiente, reparos no banheiro e troca do assoalho;
- restauração — traria um aspecto renovado por dentro e por fora, mas manteria todas as características originais, inclusive proximidade com as cores e os azulejos utilizados;
- retrofit — procuraria manter a fachada tradicional e os afrescos da capela, mas acrescentaria ar-condicionado e uma nova rede elétrica com eficiência solar, assim como um sistema de reaproveitamento da água.
Vantagens do retrofit
Claro que não poderíamos deixar de falar dos benefícios que você observa ao optar por essa técnica na reforma de um imóvel antigo. O primeiro deles é a valorização, que vem justamente pelo fato de modernizar toda a estrutura, assim como acabamentos e instalações. Outras vantagens que podem ser percebidas com o retrofit são:
- redução de custos — devido ao estudo de reaproveitamento e sustentabilidade;
- mais rapidez — geralmente os projetos de retrofit são feitos em módulos, o que proporciona maior agilidade;
- revitalização — resultante da modernização da infraestrutura, que reaproveita espaços e ambientes.
Sustentabilidade no retrofit
Faz parte do conceito do retrofit aplicar técnicas para reduzir custos e tornar a infraestrutura mais sustentável. Você pode ver isso na ideia de que o retrofit nasceu para evitar construções totalmente novas, podendo aproveitar melhor o que já existe, mas trazendo a modernidade e soluções inovadoras para suas instalações e acabamentos.
O retrofit é uma tendência de arquitetura que veio para ficar, principalmente porque torna as obras mais sustentáveis. Os processos realizados com essa técnica visam economia e redução de resíduos, além da modernização. Percebemos essa questão na renovação de redes elétricas, tornando-as mais eficientes, assim como fachadas que aproveitam melhor a ventilação e a luz natural.
Matéria adaptada do portal: https://www.imovelweb.com.br/
Para ler a matéria na íntegra acesse: https://www.imovelweb.com.br/noticias/reforma-e-construcao/retrofit/