Dubai inaugura museu construído por robôs

A cidade de Dubai, nos Emirados Árabes, inaugurou em fevereiro o Museu do Futuro. Construída por robôs, a novidade promete um vislumbre de como será o planeta em 2071.

O empreendimento está situado em uma região próxima ao Burj Khalifa — o arranha-céu mais alto do mundo — e foi projetado pela colaboração entre o escritório de arquitetura Killa Design e a consultoria de engenharia Buro Happold. A área ocupada é de 17,6 mil metros quadrados.

O formato circular da estrutura, com fachada futurista de 77 metros de altura, representa a humanidade. O centro oco, por sua vez, proporciona a sensação de “desconhecimento do futuro”, e a base verde remete a terra.

O exterior do museu também é repleto de escritas em árabe, que representam poesias na caligrafia do próprio primeiro-ministro e vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed Al Maktoum.

Seguindo seu propósito, a construção é marcada pela sustentabilidade: somente os painéis solares são capazes de fornecer 4 mil megawatts de energia. A fonte abastece os sete andares do local, que é repleto de peças em aço inoxidável.

Os idealizadores contaram que a visita ao museu deve proporcionar experiências futuristas, como a viagem em missões especiais. Assim, todo o passeio é guiado pelos ideais de pensadores e especialistas internacionais, para que a viagem aconteça como uma imersão às gerações futuras.

Além disso, o espaço também inclui homenagens claras ao renascimento da excelência árabe na ciência, pesquisa e matemática.

Por: Naíza Ximenes

Matéria comentada do portal: https://www.aecweb.com.br/

Para ler a matéria na íntegra acesse: https://www.aecweb.com.br/revista/noticias/dubai-inaugura-museu-construido-por-robos/23071?utm_source=sales_force&utm_medium=email&utm_term=&utm_content=&utm_campaign=boletim_aec_noticia_semanal