É muito comum, ao construir ou reformar, voltarmos nossa atenção para a escolha dos pisos e revestimentos e relegarmos os rejuntes para o segundo plano. Bom, é hora de rever esses conceitos.
O rejunte é muito importante tanto na estética quanto na qualidade final do projeto. Ele tem a função de ajudar a proteger o ambiente de vazamentos e umidades, de dar a regularidade entre as peças de pisos e azulejos e ainda o acabamento final.
É preciso, portanto, escolher o rejunte certo para cada piso e ambiente, evitando assim problemas futuros. Conheça os rejuntes disponíveis no mercado e aprenda a escolher o ideal!
Tipos de rejunte
Rejunte cimentício para cerâmica
Flexível, é recomendado tanto para ambientes internos como para externos. Seu espaçamento mínimo deve ser de três milímetros e é também o mais barato e o mais utilizado no mercado.
Rejunte cimentício para porcelanato
Também flexível, possui os mesmos componentes do rejunte para cerâmica e é indicado para o assentamento de porcelanatos em áreas internas e externas. Possui espaçamento mínimo de dois milímetros e tem valor, qualidade e acabamento semelhante ao do rejunte para cerâmica.
Rejunte epóxi
É recomendado para o assentamento de cerâmicas, porcelanatos, pastilhas e azulejos de áreas externas e internas. Tem espaçamento mínimo de um milímetro. Se você preferir um rejunte mais impermeável, aposte no epóxi, que é menos absorvente, mas atenção: a aplicação deste rejunte é mais complicada e requer mão de obra qualificada.
Rejunte acrílico
É usado em revestimentos cerâmicos, pastilhas e porcelanatos em áreas internas e externas. Tem custo um pouco mais elevado, porém é de melhor qualidade e possui acabamento mais liso. Seu espaçamento mínimo é de dois milímetros.
Cor do rejunte
A escolha da cor do rejunte é fundamental, pois irá afetar diretamente a estética final do revestimento. Se você quer um efeito mais harmonioso e sutil, de continuidade entre as peças, a cor do rejunte deve ser similar ou igual à tonalidade do revestimento.
Já se o seu intuito no projeto for provocar contraste, escolha um rejunte de cor mais escura ou de tom bem mais claro. Vale ressaltar que os rejuntes escuros disfarçam a sujeira que costumam se acumular nesses espaços.
Dicas
O tamanho da junta é bastante relevante na hora de escolher o rejunte correto: os cimentícios são utilizados em juntas maiores, enquanto o acrílico e o epóxi são indicados para juntas menores. No entanto, se quiser uma textura mais lisa, é possível sim aplicar acrílico e epóxi em juntas maiores.
Para um resultado perfeito, na aplicação é indispensável que as peças cerâmicas estejam limpas, secas e que o rejunte seja preparado de acordo com as recomendações do fabricante. Para facilitar o processo, na aplicação use uma desempenadeira de borracha ou uma espátula flexível e não demore para retirar o excesso de produto, ou ele pode impregnar. Após aproximadamente 40 minutos da aplicação, limpe o revestimento com uma esponja macia e úmida.
Matéria adaptada do portal: https://blog.casashow.com.br/
Para ler a matéria na íntegra acesse: https://blog.casashow.com.br/rejunte-e-tudo-igual-veja-como-escolher-o-ideal/