Você já parou para observar como a alta tecnologia está revolucionando os projetos arquitetônicos? Hoje, graças às novas tecnologias da construção, os arquitetos fazem mais do que projetar e supervisionar a construção de edifícios. É aí que surge um conceito novo: a arquitetura digital.
Arquitetura Digital
O termo refere-se a uma nova forma de trabalhar com a arquitetura que envolve desde o processo de criação até o resultado final. Agora, os arquitetos têm acesso a ferramentas e softwares que facilitam o trabalho diário e podem se concentrar mais em inovação. Em outras palavras, a arquitetura digital está fazendo com que a profissão evolua.
Então, se você quer sair da sua zona de conforto e se adequar à arquitetura digital, esta matéria é para você! Selecionamos algumas formas de usar as tecnologias da construção ao seu favor e inovar em seus projetos. Aproveite!
Design colaborativo
Uma nova forma de elaborar designs é com os softwares criados a partir da tecnologia BIM (Building Information Modeling). Essa metodologia possibilita a criação de um design colaborativo onde arquitetos, clientes, fornecedores e engenheiros podem trabalhar juntos.
O BIM também permite que os profissionais trabalhem mais rápido. Dessa forma, é possível aproveitar o tempo extra para melhorar ainda mais a qualidade do trabalho. Além dessas vantagens, a tecnologia possibilita a criação de modelos em três dimensões com precisão e riqueza de detalhes.
Realidade virtual, aumentada e mista
A realidade virtual oferece uma maneira dinâmica e empolgante para apresentar um projeto arquitetônico. Afinal, o que pode ser mais convincente do que permitir que o cliente faça uma “viagem digital” por um projeto?
Mais sofisticada que os conhecidos óculos 3D, a realidade virtual permite que alguém não apenas visualize, como interaja com os objetos. Tudo isso antes mesmo que o primeiro tijolo seja colocado no local.
Outra possibilidade de inovação está na realidade mista. Esse tipo de tecnologia mistura ambientes reais e físicos com ambientes digitais virtuais. Com isso, um cliente pode acompanhar um espaço físico sofrer modificações arquitetônicas virtuais.
Essas tecnologias prometem revolucionar a arquitetura. Embora ainda não sejam muito acessíveis, é certo que não permanecerão assim por muito tempo. Portanto, é melhor se preparar para as grandes mudanças que estão por vir.
Renderização foto-realista
Softwares de modelagem e renderização 3D são formas básicas de utilizar a arquitetura digital. As ferramentas não param de evoluir e os avanços nessas tecnologias estão mudando a maneira com os arquitetos imaginam os edifícios.
Com a renderização foto-realista, os arquitetos podem criar imagens de imóveis que ainda nem existem com a aparência bem próxima de uma foto real. Isso possibilita uma apresentação mais precisa do projeto final, além de fornecer ideias para aperfeiçoar o projeto antes de ser executado.
Drones
As pequenas aeronaves não tripuladas que, até pouco tempo, eram novidade no Brasil agora contribuem com a arquitetura digital. Os drones começaram a ser usados por corretores de imóveis, arquitetos e designers para incrementar as apresentações de novos empreendimentos.
Outra forma de inovar usando a tecnologia dos drones a seu favor é captando as imagens da área antes da construção de um edifício. O arquiteto pode, então, usar tais imagens para sobrepor em suas renderizações do projeto.
Com isso, clientes e possíveis compradores terão acesso a uma imagem precisa de como será a paisagem vista da janela da sala, por exemplo. Esse é um grande diferencial, principalmente em construções que contam com uma vista privilegiada da cidade.
A tecnologia de ponta que antes parecia coisa de filme de ficção científica, já é uma realidade. Mas um dos impactos é na arquitetura digital, que está mudando a forma de projetar e executar obras grandiosas e pequenas.
Ficar por dentro e explorar as novas tecnologias da construção é uma maneira de sobreviver e se destacar no mercado. Então, aproveite nossas dicas para inovar usando a arquitetura digital a seu favor.
Matéria adaptada do portal: http://www.forumdaconstrucao.com.br/
Para ler a matéria na íntegra acesse: http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=6&Cod=2358