Quando um material se torna obsoleto porque não cumpre mais sua função original adequadamente ou simplesmente é relegado para segundo plano por causa de reformas, ampliações ou demolições – somando-se à pilha de entulho que se transformará em desperdício – na grande maioria dos casos ele pode ser reparado, reutilizado e reciclado para recomeçar um novo ciclo de vida. Entretanto, com alguns elementos de construção, esta recuperação representa um desafio maior do que com outros, e sua reutilização pode nem sempre ser tão simples. No caso de portas e janelas, por exemplo, a demolição ou desmontagem deve ser muito mais cuidadosa se houver interesse em reciclar tais objetos, e algumas inspeções devem ser realizadas posteriormente para verificar o estado das peças e considerar possíveis custos de reforma. Também é verdade que este interesse em recuperar itens antigos nem sempre está presente, já que em muitos casos os proprietários priorizam o uso de peças novas e regulares que proporcionam uma certa uniformidade a todo o projeto.
Um exemplo de como a recuperação de tais elementos pode ser realizada de maneira eficaz é o processo adotado pelo estúdio Flores & Prats no projeto para a Nova Sala Beckett. Elaborando um amplo inventário de mais de 100 plantas, o escritório catalogou todos os elementos antigos do edifício que, antes da reforma, formavam um mar de escombros sem valor aparente. Desta forma, eles puderam ter uma ideia da quantidade de ferramentas que tinham à disposição, compondo um amplo catálogo não só de portas e janelas, mas também de outras peças como maçanetas, mosaicos e ladrilhos, que foram posteriormente desmontados, recuperados e incorporados em diferentes locais do novo projeto.
Seguindo esta linha, apresentamos uma seleção de dez projetos arquitetônicos que reutilizam portas e janelas antigas, ilustrando algumas formas de realizar estes processos de recuperação:
Cidade Digital / CHSarquitectos
- Ano: 2005
- Localização: Espanha
“Uma malha metálica peculiar envolve todo o projeto. Concebemos a gaiola como uma fachada que limita a borda externa do poço, levantando um acúmulo de perfis metálicos, armações de alumínio e placas perfuradas de várias cores: uma reciclagem de armações com diferentes acabamentos e placas de várias texturas que se comportam como uma tela protetora ortogonal e transparente, constitui uma peculiar gaiola de Faraday”.
Seguindo esta linha, apresentamos uma seleção de dez projetos arquitetônicos que reutilizam portas e janelas antigas, ilustrando algumas formas de realizar estes processos de recuperação:
Cidade Digital / CHSarquitectos
- Ano: 2005
- Localização: Espanha
“Uma malha metálica peculiar envolve todo o projeto. Concebemos a gaiola como uma fachada que limita a borda externa do poço, levantando um acúmulo de perfis metálicos, armações de alumínio e placas perfuradas de várias cores: uma reciclagem de armações com diferentes acabamentos e placas de várias texturas que se comportam como uma tela protetora ortogonal e transparente, constitui uma peculiar gaiola de Faraday”.
- Ano: 2007
- Localização: Estados Unidos
“Com os princípios do ‘luxo rústico’ em mente, UXUS projetou um espaço de jantar que celebra a beleza essencial e a bondade contida em coisas simples. Um total de 500 janelas antigas húngaras com persianas embutidas foram recuperadas e colocadas nas paredes e teto, envolvendo os comensais em texturas e cores rústicas, enquanto cortinas brancas onduladas marcam e suavizam o espaço”.
- Ano: 2013
- Localização: Austrália
“Peças de materiais resgatados da demolição foram armazenados no terreno para reciclagem. Janelas existentes foram convertidas numa parede e claraboia. Portas de segurança de metal são convertidas em dispositivos de privacidades e de proteção solar. Telhas de ardósia são convertidas em montantes nas janelas e elementos da fachada exterior.”
Residência Vegana / Block Architects
- Ano: 2014
- Localização: Vietnã
“As velhas janelas foram utilizadas como material principal para criar uma aparência distinta. Estas janelas estiveram muito presentes nas construções vietnamitas durante um logo período. Agora se reorganizam na nova fachada com diferentes cores e cobrem a antiga residência, envolvendo até o terraço e criando uma atração especial, assim como também uma harmonização com a antiguidade da área.”
Casa Pública Kamikatz / Hiroshi Nakamura & NAP
- Ano: 2015
- Localização: Japão
“A cidade de Kamikatsu está comprometida com o desperdício zero, visando a uma sociedade de reciclagem sustentável. Para tornar o edifício um símbolo local, janelas de casas abandonadas foram colocadas para formar uma superfície de oito metros de altura. Recolhemos as janelas que haviam iluminado a cidade no passado e pretendemos que elas sirvam como lanterna de esperança para brilhar na cidade que luta com uma população em declínio.”
Casa Collage / S+PS Architects
- Ano: 2015
- Localização: Índia
“O projeto adota a ideia de reciclagem e colagem de várias maneiras, desde o físico até o intangível. Uma linguagem visual que emerge do objeto encontrado. A fachada frontal dá o tom para o que está dentro, com um ‘canto reciclado’ que leva as janelas e portas das casas demolidas na cidade velha. Isto se torna um pano de fundo importante para a sala de estar”.
Hostel Adventure / Integrated Design Office
- Ano: 2015
- Localização: Tailândia
“O edifício era usado para abrigar apartamentos de baixo custo. Após a demolição do interior, o estúdio encontrou muitas janelas, portas e blocos de madeira. Com uma abordagem econômica, a reutilização dos materiais demolidos tornou-se a ideia central do projeto. Os montantes de madeira das portas e paredes moldaram os móveis externos e o teto. Todas as janelas foram limpas, repintadas e colocadas para dar forma à fachada frontal.”
A Casa Obsoleta – Omah Amoh / Gayuh Budi Utomo
- Ano: 2016
- Localização: Indonésia
“Esta casa se desenvolve a partir de materiais descartados aplicados tanto em seu projeto quanto na edificação. A porta foi despojada como um “tabuleiro”, para que pudesse ser recriada para ser qualquer coisa. Isso pode permanecer como uma porta ou ser recriado como uma mesa, janela e muitos outros. Sua função convencional como uma porta é quebrada e tem uma nova função que pode ser considerada um pouco ‘subversiva’.”
Graha Lakon / Andyrahman Architect
- Ano: 2017
- Localização: Indonésia
“Desde o princípio, o cliente recolhe materiais de madeira que sonha em usar como elementos arquitetônicos de seu edifício. Portanto, a madeira se converte num elemento para a fachada do edifício. Desde o exterior, a harmonia pode ser vista através da justaposição de tijolos e painéis de madeira com uma impressão aleatória.”
- Ano: 2017
- Localização: China
“Projetado pelo escritório de arquitetura Quarta & Armando (Q&A), o bar brasileiro Barraco usa materiais reutilizados, portas e janelas de edifícios demolidos em Xangai e objetos do jeito que foram encontrados para criar a atmosfera informal, desordenada e colorida das cidades tropicais.”
Escrito por Belén Maiztegui | Traduzido por Julia Daudén
Fonte: Matéria adaptada do portal https://www.archdaily.com.br/
Para ver a matéria na íntegra acesse o link https://www.archdaily.com.br/br/944990/reuso-criativo-de-portas-e-janelas-em-10-projetos-de-arquitetura
Este artigo é parte do tema do mês no Archdaily: Reciclagem de materiais.