Home – Roof Tile Perkus

export@rcasagrande.com.br

+55 (47) 3203-6200

Falta de conforto ambiental é problema em novas construções.

O barulho do elevador social invade o quarto. À noite, o som da televisão do vizinho atrapalha a concentração na hora de dormir. A falta de preocupação com o conforto ambiental nas construções pode trazer problemas como esses para a sua casa.

Grande parte das novas edificações não desenvolve estudos necessários para preservar a individualidade do morador em sua residência. Os ruídos, a falta de acesso à luz natural e a dificuldade de ventilação nos ambientes, são os principais problemas dos projetos das novas edificações.

Até a década de 1960, 1970, as casas tinham espaços amplos, pé direito alto. Agora, por uma questão de custo e por falta de consciência de muitas construtoras, a individualidade do morador ficou prejudicada. Os projetos ficaram cada vez mais empilhantes.

Além disso, passamos a ter pouca ventilação em locais considerados menos nobres, como banheiros e cozinhas. São lugares que vão ficando cada vez mais insalubres. A falta de acesso à luz natural nos ambientes também prejudica bastante o conforto do morador. A radiação solar, que vem junto com a luz natural, tem um poder desinfetante, tornando os ambientes mais saudáveis.

Antigamente, as paredes externas das casas eram construídas com tijolo dobrado, o que minimizava a penetração do calor e dos ruídos externos nos ambientes. Segundo a especialista em conforto ambiental, hoje, os prédios são erguidos com tijolos que facilitem a execução da obra. Além disso, as janelas não possuem nenhuma proteção para infiltração de luz, como uma sacada ou báscula. Isso dificulta o controle de intensidade de luz e ventilação nos ambientes. O resultado é o aumento da temperatura nos espaços internos e a consequente necessidade de ar condicionado.

O barulho e a vibração da casa de máquinas dos elevadores que tanto incomoda os moradores dos apartamentos nos andares mais elevados podem ser evitados ainda na construção com a colocação de uma manta de borracha. O poço de ventilação também mal projetado leva ruídos e odores indesejáveis para dentro de casa. Resolver um problema de acústica depois da obra pronta é muito mais difícil e requer um especialista experiente.

Calor e infiltração são também problemas que afligem os residentes situados nas cobertas dos prédios. Mas nem sempre os problemas de impermeabilização dos telhados são de responsabilidade da construção.

A cobertura de qualidade é aquela que tem uma impermeabilização e uma telha que faça o escoamento da água da chuva para uma calha e permita que a radiação solar não esquente demais a coberta. Os telhados de pixe e de telhas de cimento absorvem muito calor, transmitindo-o aos apartamentos mais próximos. Mas, as infiltrações, que assolam muitas residências, nem sempre são provenientes da construção. A falta de manutenção e a informalidade das pessoas ao construir um puxadinho – que antes não era regulamentado pela prefeitura -, por exemplo, acabam prejudicando a impermeabilização do telhado.”

Fonte: Adaptação de texto disposto no portal http://www.forumdaconstrucao.com.br/

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *