Neste mês, por causa da pandemia do novo coronavírus, o conceito de lar assumirá um novo significado. Especialistas dizem que provavelmente ficaremos confinados em nossas casas por, pelo menos, alguns meses para conter a propagação do corona. Para muitos de nós, essa realidade está apenas começando a ser compreendida e colocada em prática. Não vamos a restaurantes e bares; portanto, a comida e a bebida acontecerão na cozinha e na sala de estar. Muitos de nós não vamos ao trabalho, então nossas mesas de jantar se tornaram nossos escritórios.
Diante da incerteza de quanto tempo ainda será necessário nos adaptarmos ao isolamento, que tal dedicar um tempo para embelezar sua casa e desfrutar do conforto dela?
MOVA A SUA MOBÍLIA
Seus móveis podem não estar posicionados da melhor maneira, então agora é um bom momento para pensar em movê-los e testar novas disposições. Uma dica para não se sentir preso e confinado é mover sofás e outros assentos para que fiquem de frente para a janela. Isso permitirá que você obtenha o máximo de luz solar possível durante o dia e sinta que faz parte do mundo além de sua casa. Também é bom abrir a janela para tomar ar fresco. Pode ser um bom momento para pensar sobre a função de cada peça de mobiliário da casa. Se você notar uma poltrona na sala de estar que não é muito útil, pense em colocá-la no quarto, para criar um canto tranquilo para ler antes de dormir. Se você descobriu que não costuma usar um abajur em sua penteadeira, talvez possa usá-lo para adicionar mais luz à sala de jantar, onde passa mais tempo com a família.
PINTAR E REPINTAR
Pintar suas paredes é uma maneira barata de transformar seu espaço. Você não precisa de nenhuma habilidade específica para fazer isso e pode ser uma atividade divertida e meditativa durante esse período estressante. Você pode solicitar tinta e suprimentos on-line. Além disso, você nunca se compromete permanentemente com uma cor de tinta, sempre pode pintar de volta mais tarde.
Cores brilhantes e animadoras podem ajudar a melhorar o seu humor. Mas não se limite a amarelos e laranjas, escolha o que o fará mais feliz. Se você gosta de rosa, escolha um tom que lhe traga alegria. Se você preferir tons de cinza ou outros tons industriais, escolha essas cores. O objetivo é criar um espaço no qual você se sinta confortável e calmo.
Quando você estiver trabalhando em casa, não se sinta obrigado a permanecer em um local. Se você tiver a sorte de ter uma mesa ou escritório, dedique algum tempo para torná-lo o mais confortável e organizado possível, pois provavelmente será sua base para o futuro próximo. Mas também, fique à vontade para passear pela casa. Trabalhe na mesa de jantar um dia, na sala de estar no outro. Se você tem uma varanda ou jardim, arrume uma mesa, poltrona ou até uma manta de piquenique para poder trabalhar fora de vez em quando. O objetivo é variedade.
REPENSAR PEQUENOS ESPAÇOS
Se você mora em um apartamento ou em uma casa pequena, pode valer a pena repensar como você usa sua metragem quadrada para se dar o máximo de espaço aberto possível. Você pode criar espaço, ou a ilusão de espaço, movendo as coisas.
Se houver móveis ou utensílios domésticos que você não usa e estão ocupando espaço, pense em afastá-los. Você pode guardá-los em um sótão ou garagem, ou colocar debaixo da cama ou no armário. Isso vale para itens em bancadas e mesas – tente limpar coisas desnecessárias para sentir que há mais espaço vazio.
E, independentemente do tamanho da sua casa, sempre vale a pena dedicar algum tempo à organização. Passar algumas horas arrumando sua mesa, gavetas ou armários pode fazer você se sentir no controle de sua situação e com mais energia. E, embora faça sentido descartar itens que você não usa há muito tempo, considere como poderá reutilizar ou redefinir os itens. Se você está em casa com uma criança, cadernos velhos ou papéis coloridos podem ser o começo de um projeto de artesanato.
COMPRE ALGUMA ARTE
Se seu orçamento permitir, considere investir em uma bela obra de arte nova, seja uma pintura ou um tapete colorido. Neste momento de ansiedade, pense em investir em arte que seja calmante e que lhe traga alegria, mas que você também poderá desfrutar por muito tempo após o término desta crise e a vida voltar à normalidade.
À medida que uma recessão se aproxima, artesãos e artistas provavelmente sofrerão financeiramente. Portanto, se você planeja comprar algo novo, pense em apoiar criadores independentes e pequenas galerias.