Home – Roof Tile Perkus

export@rcasagrande.com.br

+55 (47) 3203-6200

CONFIRA TIPOS DE LAREIRAS E IDEIAS PARA USÁ-LAS

Sua decisão deve ser tomada de acordo com suas possibilidades financeiras e do tempo previsto para a duração da obra, além da conveniência e comodidade desejada durante o período.

Por que pode ser uma boa ideia ter uma lareira na sala

No sul do Brasil e em algumas cidades do sudeste, por exemplo, as estações podem ser bem rigorosas. Nesse caso, pode ser difícil aguentar o clima frio em ambientes sem qualquer preparo.  É preciso planejar antecipadamente a arquitetura e a decoração do imóvel para que o lar não pareça desconfortável para a família, não importa a fase do ano. Para o inverno, pode ser uma boa ideia ter por perto, para se aquecer, uma gostosa lareira. Mas, o que é uma lareira afinal? Bem, trata-se de uma estrutura doméstica que já foi usada, no passado, como uma espécie de fogão, só que de sala. Mas, hoje, é utilizada apenas para aquecer os ambientes.  Pode ser montada e alimentada por diversos materiais diferentes. E em alguns casos, vai precisar de chaminé para funcionar, deixando todas as possíveis partículas existentes no processo de queima saírem para o meio externo. 

Muitos lares ao redor do mundo utilizam a lareira como recurso para aquecimento de seus ambientes. E, por toda a sua importância, tal estrutura prevalece como centro desses lares – perdendo destaque, em alguns casos, apenas para aparelhos de televisão. A luz das suas chamas cria um clima muito interessante, bem íntimo. Os espaços ficam mais acolhedores. É impossível não admirar essa solução.

Em certos lares brasileiros, as lareiras também se fazem presente; isso não é algo tão raro quanto muitos pensam. Os modelos tradicionais, com chaminé, são até utilizados para renovar o ar dentro dessas moradias.  E os modelos contemporâneos são também usados para valorizar vários tipos diferentes de decoração.

Quais são os modelos diferentes de lareira

A versão mais antiga de lareira, a que quase todas as pessoas conhecem, é aquela erguida em alvenaria de tijolo ou de pedra, e alimentada por lenha. 

Mas existem outros modelos diferentes de lareiras, feitas em outros materiais, e com funcionamento e alimentação distintas. Tudo isso só é possível graças às novas tecnologias – que surpreendem cada dia mais!

Em lojas especializadas, é possível ver a venda kits de lareiras em cimento pré-moldado e em metal. Também, lareiras com o “bocal” fechado, transmitindo o calor por meio de irradiação. Porém, ambos os modelos são menos bonitos e ainda necessitam de duto de exaustão para saída da fumaça. E uma estrutura assim pode ser impossível de ser instalada em certos imóveis.

O mercado também oferece as lareiras a álcool, gás ou eletricidade. Esta última, obviamente, não provoca qualquer tipo de combustão, mas possui um sistema interno que imita a chama natural de uma lareira a lenha.  Escolher entre uma e outra vai depender de vários fatores. Por exemplo, a eficiência do aparelho; uma estratégia visual ou ecológica adotada pelo decorador; ou o gosto pessoal de seu cliente.

Como harmonizar um modelo de lareira à decoração de interiores

Lareiras podem ser instaladas em vários pontos do imóvel – numa varanda, num quarto e até numa cozinha. Mas, sem dúvidas, o tipo de ambiente em que mais se pode ver empregada tal estrutura é na sala de estar.  A peça pode ser chamativa, ditar todo o estilo do ambiente e até orientar todo o layout do cômodo. Ou ficar em segundo plano, depois do rack e painel para TV, sendo apenas um item utilitário para aquecer o ambiente.

A lareira pode ficar bem no centro da decoração da sala, dividindo simetricamente o conjunto. Pode ficar embutida em uma parede, mais discreta. Ficar no canto do cômodo, deixando a parede principal livre para a instalação da TV.  Ou fazer parte de algo maior, tendo o seu elemento fogo harmonizado com a presença de um revestimento mais claro ou pela adição de espelho ao alto.

Decorações mais modernas combinam com lareiras de visual clean, com linhas retas e acabamento polido. Lareiras em ilha ou flutuantes são ótimas para propostas high tech.  Já as decorações rústicas com lareiras revestidas em material mais bruto. Também se pode embuti-las em um móvel personalizado, feito sob medida. Tudo vai depender caso a caso!

Qual a forma mais segura de usar uma lareira

Lareiras são estruturas lindas, uma opção muito boa para aquecer ambientes, mas também exigem cuidado para garantir a segurança dos moradores. Se forem instaladas em locais e de forma inadequada, com materiais inflamáveis ao redor, podem ser causar incêndios. 

A coisa mais importante é sempre verificar as condições em que o equipamento está e providenciar manutenção quando preciso.

Jamais tentar apagar a chama com água para não gerar qualquer choque térmico que venha a estragar de vez a lareira. E toda cinza deve, depois de tudo apagado e esfriado, ser retirada. Já na hora de acender lareiras do tipo a álcool ou gás deve-se ter uma atenção ainda maior. Pesquise mais informações com os fabricantes! Ademais, aproveite o calor e o conforto oferecidos pela lareira e relaxe!

Fonte: Adaptação de texto disposto no portal https://blog.cyrela.com.br/

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *