Home – Roof Tile Perkus

ALVENARIA: COMO CONSTRUIR UMA PAREDE DE TIJOLOS OU BLOCOS

Uma obra é composta por várias etapas e uma das principais e mais famosa é a alvenaria, porque é aqui que a obra começa realmente a aparecer, as paredes vão tomando forma tanto externa como internamente.

Essa é uma etapa que pode gerar dúvida até nos profissionais mais experientes e, nesse artigo, você vai aprender o passo a passo de Como Construir uma Parede de Tijolos ou Blocos.

Na alvenaria há segredos e macetes que se desconsiderados vão trazer problemas, gerar reflexos em todas as etapas seguintes e aumentar o custo do empreendimento.

Então leia este artigo até o final para que você possa acompanhar a alvenaria da sua obra com conhecimento.

Os Problemas de uma Alvenaria mal executada:

Uma alvenaria é mal executada quando não foram respeitados os 04 conhecimentos fundamentais de um pedreiro, que são: prumo, alinhamento, esquadro e nível. Excelentes profissionais têm esses conhecimentos apurados. Conheça mais sobre eles nesse link AQUI.
Agora veja alguns dos problemas de uma alvenaria mal executada:

• Engrossar o reboco em parede sem prumo;
• Excesso de recorte em piso cerâmico ou porcelanato em parede sem alinhamento;
• Trincas, fissuras em portas e janelas sem verga e/ou contraverga;
• Retrabalho em vãos de portas e janelas sem dimensões necessárias.

Imagine o impacto de custo que cada um desses problemas pode gerar na sua obra.
Os principais materiais para executar uma parede de alvenaria é o tijolo cerâmico ou o bloco de concreto.

Tijolos:
Os tijolos são feitos a partir do barro, por isso, são chamados de “tijolos cerâmicos”. Eles podem ser estruturais ou de vedação. Essa diferença vou explicar no tópico mais abaixo.

Blocos:
Os blocos são feitos a partir de um traço de cimento, areia e brita. Eles também podem ser estruturais ou de vedação.

Há também os blocos de concreto celular autoclavados. São blocos de grandes dimensões (30cm x 60cm), porém bem leves (menor densidade), indicados apenas para vedação (não estruturais).

Alvenaria Estrutural X Alvenaria de Vedação:

Entenda a Diferença Fundamental.

Há dois tipos de alvenarias: a estrutural e a não-estrutural (ou de vedação).

A alvenaria estrutural é aquela que possui em primeiro lugar função estrutural, ou seja, a estrutura da edificação (casa, loja, prédio etc.) é a própria alvenaria. Os tijolos ou blocos para alvenaria estrutural são chamados de “tijolo/bloco estrutural”, são sempre vazados na vertical.

Macete 01: A Alvenaria estrutural é muito utilizada na construção de prédios residenciais de 04 a 08 pavimentos. Grandes construtoras de apartamentos de 2 quartos e “Minha Casa, Minha Vida” utilizam bastante essa técnica construtiva.

Macete 02: A construção das paredes de alvenaria estrutural segue uma técnica construtiva mais apurada, racionalizada e cada parede tem sua paginação detalhada em projeto. O pedreiro de alvenaria deve seguir fielmente essa paginação.

A alvenaria de vedação é aquela que não possui nenhuma função estrutural. Ela tem apenas a função de fazer a separação dos ambientes. O nome “vedação” é devido essa alvenaria vedar os vãos abertos deixados pela estrutura. Esse tipo de alvenaria é indicado para edificações com estrutura convencional de concreto no sistema pilar-viga-laje, ou edificações em estrutura metálica.

Aprenda agora o passo a passo de como construir uma parede em alvenaria de vedação e acompanhe sua obra com conhecimento.

Como Construir uma Parede – Alvenaria de Vedação:

A alvenaria de vedação é aquela que não tem função estrutural. É a mais conhecida e tradicional das alvenarias e utilizada em construções novas ou reformas de casas, apartamentos e todos os outros tipos de edificações.

Marcação das paredes:

Com o projeto de arquitetura em mãos, é feita a marcação da alvenaria no piso, observe as dimensões dos ambientes, o esquadro, o alinhamento e deixe os vãos de portas.

Em uma reforma, a locação das novas paredes é mais fácil porque as paredes existentes servem como referência para puxar as medidas.

Macete 03: As paredes podem ser marcadas tanto pelo seu eixo, como pela face do tijolo / bloco, desde que seja descontado a espessura dos revestimentos (reboco, azulejos etc.).
Essa atividade também pode ser chamada de locação das paredes e pode ser feita por um topógrafo (depende do porte da obra e da precisão necessária).

Assentar os Tijolos / Blocos:

Para iniciar o assentamento, coloque próximo ao profissional o pallet de tijolos/blocos e a argamassa para assentamento.

Macete 04: Todo pedreiro tem a sua caixa de ferramentas.

O pedreiro vai iniciar assentando as mestras no vértice da parede e, em seguida, puxar a linha para assentar a primeira fiada.

Ao assentar os blocos o pedreiro sempre deve conferir: alinhamento, prumo, amarração e o esquadro nos encontros de paredes.

Macete 05: Alvenaria externa em altura, o pedreiro deve estar com cinto de segurança preso à linha de vida.

Encunhamento:

Ao terminar de subir toda a parede, é comum ficar uma fresta entre o topo da parede e a viga. Veja essa foto abaixo para entender melhor.

A atividade de fechar essa fresta é chamada de encunhamento, ou seja, fazer a união da parede com a estrutura da edificação.

O encunhamento pode ser feito de diversas formas. As mais comuns são:

Encunhamento com espuma expansiva de PU ou PUR – Poliuretano

Macete 06: Essa é a técnica mais rápida e utilizada atualmente. Para isso a fresta para encunhamento não deve ser maior que 5cm.

Encunhamento com argamassa expansiva

Encunhamento com tijolos maciços

Conclusão:

Neste artigo você aprendeu os tipos de alvenarias e a acompanhar a execução dessa etapa na sua obra com conhecimento, evitar retrabalhos da sua equipe, e economizar material nas etapas seguintes, principalmente no reboco das paredes.

Lembre-se sempre: contrate profissionais experientes, especializados em alvenaria, e acompanhe de perto a sua execução para que o trabalho seja realizado corretamente e, assim, cumprir os prazos estabelecidos.

Fonte: https://pedreirao.com.br/

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *