Chega um momento em que o piso que temos em casa necessita ser substituído, seja pela aparência, pelo desgaste do tempo ou porque optamos por materiais de baixa qualidade. Em muitas ocasiões, desistimos de enfrentar uma reforma apenas por pensar nas consequências que implica trocá-lo. Se este é seu caso, fique tranquilo, nem tudo está perdido e nem sempre trocar o piso implica em escombros e incômodos. Temos uma lista de materiais que podem ser utilizadas para renovar o piso de sua casa sem gerar muita confusão. O melhor? Alguns são econômicos e você pode instalá-los sobre o piso já existente.
Primeiro passo: avalie o estado do piso
Independentemente do tipo de piso que você queira instalar em sua casa é necessário avaliar o estado do piso já existente. Comprove se existem buracos, peças soltas, quebradas ou desniveladas, já que é muito importante que a base esteja em boas condições e bem nivelada. Outra precaução que deve-se ter em conta é ajustar a altura das portas e batentes antes e depois do instalar o novo piso já que a sobreposição de materiais fará com que a altura do piso aumente alguns milímetros.
Se não quiser renunciar ao piso que já tem, restaure-o.
Se você tem um bom piso de madeira, uma possível solução antes de colocar um novo material sobre ele é investir em sua restauração. Hoje em dia existem pisos elaborados com madeira de boa qualidade que são um joia para se ter em casa e valorizar seu imóvel. Pode-se conseguir um bom resultado lixando e aplicando camadas de verniz ou resina a base de água.
1 – Vinílico
Os pisos vinílicos são uma excelente opção já que imitam com perfeição outros materiais, inclusive a madeira, e são instalados sobre o piso já existente graças a uma cola ou um autoadesivo que vem incorporado no próprio material.
- Da mesma maneira que os pisos laminados existem alguns modelos que funcionam através da união das peças através de um click.
- Esse tipo de piso tem uma espessura de somente 3 mm e não causa grande alteração no nível do piso.
- Disponível em várias cores e modelos podem ser aplicados sobre superfícies de cimento, mármore e granito polido, cerâmica e porcelanato.
2 – Linóleo
O linóleo é um piso feito principalmente a base de óleo de linhaça misturado com outros materiais como a pedra moída.
- Trata-se de um material com componentes naturais e biodegradável.
- São instalados a base de peças presas, placas ou em rolos de 2 m de largura que geralmente são colados.
- Sua espessura gira em torno dos 2 e 4 mm.
3 – Laminado
Consiste em laminas que podem revestir seu piso antigo através do encaixe macho – fêmea:
- Pode ser instalado sobre a cerâmica, porcelanato, pedra naturais, concreto e madeira.
- Evite sua aplicação sobre carpetes.
- A espessura da lamina costuma ser de 7 a 12 mm.
4 – Resina Epóxi (porcelanato líquido)
A resina epóxi é outra grande maneira de transformar sua casa e pode ser aplicada sobre diferentes tipos de pisos.
Não é aconselhável aplicar sobre piso de madeira já que as tábuas podem movimentar-se com o tempo e danificar o material.
Proporciona um acabamento contínuo, liso e sem juntas.
É imprescindível que a aplicação seja feita por um profissional.
Matéria adaptada do portal: https://projetos.habitissimo.com.br/
Para ler a matéria na íntegra acesse: https://projetos.habitissimo.com.br/projeto/pisos-que-voce-pode-instalar-sem-retirar-o-antigo